domingo, agosto 06, 2006

A ressaca do ser

"Não existe meio de verificar qual é a boa decisão, pois não existe termo de comparação. Tudo é vivido pela primeira vez e sem preparação. Como se um ator entrasse em cena sem nunca ter ensaiado. Mas o que pode valer a vida, se o primeiro ensaio da vida é a própria vida? É isso que faz com que a vida pareça sempre um esboço. No entanto, mesmo "esboço" não é a palavra certa porque um esboço é sempre um projeto de alguma coisa, a preparação de um quadro, ao passo que o esboço que é a nossa vida não é o esboço de nada, é um esboço sem quadro."
A insustentável leveza do ser - Milan Kundera

Sem importar se as minhas pinceladas ficam boas ou não.
Amoral ou imoral, "eu vou na fé, sim, sim, sim, sim!"

5 comentários:

Felipe Coelho disse...

Amoral eu duvido, imoral com certeza...

Anônimo disse...

Então, eu odeio essa comparação teatro vida, vida teatro... Não sei se pq é batida ou se pq sou chata mesmo (mais a segunda opção), mas enfim... Eu to meio em crise com essa droga de vida em meio a tantas mortes que rondam minha família (parece até uma coisa grega) sinceramente eu não vejo sentido pra essa merda de vida, no final tudo acaba...E nem me vem com essa de viver o presente. O presente nunca pe o presente, os outros tempos não se anulam seja o passado ou o futuro...Então, a vida não é esboço, não é rascunhoi, não é palco, não é presente... A vida é nada! Como vc mesma disse um dia, "a gente vive pra superar problemas", to achando isso um tanto chato...Só não me mato pq tenho muito amor, visto q o amor tb é nada, já que ele é auto-destrutivo. Sabe o q foi isso? Aula da mulher do "não é bem isso" eu sempre saio lesada! Beijos songa!

Felipe Coelho disse...

Hahaahaha!
Camilia apesar de grego foi terrivelmente engraçado.
Realmente a vida não tem sentido mesmo, é isso, morreu e game over. Mas não entendi, qual o problema disso?
O que vc queria, viver a vida ajudando velhinhos, amando como se não houvesse amanhã ou qualquer outra coisa clechê, apenas para ser recompensada por isso. OU que houvesse um prêmio de honra ao mérito?
Não existe sentido e nem nunca existiu, acabou e já era, só temos a vida e nada mais.
E eu acho um argumento suficiente
para fazermos da vida algo bom, criarmos na vida algo legal, não porque a vida não tem sentido que ela não tem valor. A vida tem valor sim, o amor tem valor sim, mas não algo predefinido por um Mago Cristão, Judeu ou etc... o valor de cada coisa é nós que cunhamos. E isso é o melhor da vida, ela não tem sentido, e o valor é nós mesmos que damos. Só temos a vida e nada mais, ela é um palco que antes de entrarmos nele gritamos, merda!
Um beijo
(esse final é só para continuar no campo das comparações ridículas)

Eloqüência disse...

Gde surpressa vc falar td isso, Camilla. Vc não age nem pensa da forma que escreveu. Realmente deve ter sido o balde de água fria da sua professora filha da puta. De qq forma, foi interessante ver tua contradição.
E já a vc, passarinho maldito, acredita que a vida não tem sentido pois ela acaba quando morre. As pessoas discordam sobre isto... Mas pra mim a vida tem sentido (esquecendo a lógica religiosa/ espiritual) que é conhecer, experimentar, acrescentar. E tb tem valor, como vc disse, e nós que colocamos nas coisas; é por ele que escolhemos os nossos desejos; é por ele que atuamos no palco da vida.
Ah, caralhos!

Anônimo disse...

Bem, eu por exemplo acredito em reencarnação, vida após a morte, vidas passadas, mas acredito que isso não dê mais ou menos valor a vida. Como foi dito aqui, o valor da vida, está no valor que damos as coisas. Em como reagimos as situações, as surpresas boas e ruíns. Na forma que procuramos ou deixamos de lado os amores e prazeres que passam por nossos caminhos. Se encaramos o cotidiano como algo entediante ou esperando e/ou correndo atrás de um novo desafio que nos motive a seguir adiante. Em como entrelaçamos nossas vidas/valores/interesses com as de outras pessoas. Sendo assim o valor da vida não é exato... é algo completamente subjetivo.
Cada novo cheiro, sabor, beijo, amor, desilusão, mágoa, tristeza, amizade... vão moldando esse sentido da vida, e acredito que a morte não lhe tira tal sentido, apenas é o último fator que se soma na nossa e na existência das outras pessoas.