sábado, julho 01, 2006

É só um pensamento!

Logo que a copa começou, vieram os questionamentos sobre a questão dos brasileiros se alienarem nessa época. "Fato"*! Somos conhecidos internacionalmente, e aqui cultivamos este rótulo, de ser o país do futebol. Como, então, não parar no mês em que nos quatro cantos do mundo se fala deste esporte?
O problema, a meu ver, é que o Brasil não pára somente por um mês, de quatro em quatro anos. O Brasil pára quando tem Campeonato Carioca, Paulista, Brasileiro e até Campeonato europeu!
Realmente o futebol é paixão nacional. Mas fazem disto uma válvula de escape. Afinal, como dizem, "o povo brasileiro é muito sofrido", precisa se distrair... Precisa ter esperança em algo para continuar... Ah, faça-me o favor! Não é no futebol que as pessoas vão encontrar soluções. Mesmo que encontrem momentaneamente, mas sem fazer dele sua alienção!
Outra coisa que me causa ira: os brasileiros levam o futebol às últimas consequências! Torcem, vibram gritam. Até aí, tudo certo. Choram e, às vezes, brigam com os outros ou com a própria televisão (este é o torcedor mais bizarro...meu pai, por exemplo...). Por que, por quê? Quanta indignação me toma quando vejo as pessoas tão estressadas com isso! Elas passam mal, se entristecem com que finalidade? Que alegria e tristeza são essas? Que sentimentos mais profundos têm? Elas não ganham absolutamente nada com isto. Nada! O futebol não é mais somente um esporte! É uma mega indústria! Movimenta mares (nem mais rios) de dinheiro. Olha os patrocinadores desta copa...
Eu sei que existem os admiradores do futebol. O que não gosto são dos fanáticos (alienados ou não).
Na verdade, eu só queria entender essas paixões que movem o mundo. Entender a razão pela qual as pessoas se deixam influenciar por essas paixões...
*Substantivo que virou gíria entre patricinhas e mauricinhos... Eu mereço!

6 comentários:

Artic disse...

Concordo com você. Se quiseres ler mais reflexões visite meu blog.

http://oceanodeluz.blogspot.com/

Saudações espanholas.

Felipe Coelho disse...

Deixa ver se eu entendi!
Você quer entender a razão de uma paixão? É isso...
A tá, ainda bem que nasceu mulher, se nascesse homem duvido que seriamos amigos

João Paulo disse...

Paloma, você nunca vai entender a paixão pelo futebol que temos... de assistir, torcer, jogar... pois como diria Nelson "A mais sórdida pelada é de uma complexidade Shakepeariana"... bjs...

Anônimo disse...

"Evidentemente o futebol não é uma das coisas mais importantes de minha vida, é a mais importante!" Bill Shankley, técnico irlandês dos meados do século passado...

Paixões movem o mundo, butterfly. O que mais faria os homens buscarem o inalcançável?

Bjos! Cheiro de tangerina no ar...

Eloqüência disse...

Esses homens da minha vida...
Detendores de minha atenção e carinho.
Só aceito ser discordada porque são eles. E por isso, aceito também estas opinioes e o fato de me mostrarem as coisas por um outro ângulo.
Nascendo mulher, entendendo Nelson ou comendo tangerina, quero voar como uma `borboletinha` por aí no pensamento de vcs!

Anônimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=eR08kr87k4g&mode=related&search=

Tem a ver com isso que vc ta falando. Beijos.